Sustentabilidade e Decoração de mãos dadas na Uma Cantik

September 24, 2021
Sustentabilidade e Decoração de mãos dadas na Uma Cantik

Na Uma Cantik acreditamos que a beleza de um produto não se define apenas pelo seu aspeto, mas também por muitos outros fatores que levaram à sua criação e que, no fundo, todos se relacionam com a sustentabilidade dos mesmos.

Nesse sentido, das nossas peças de decoração de parede às estátuas de pedra, aos itens de cozinha, a alegria trazida por cada produto da coleção Uma Cantik é o resultado da felicidade com que foi feito. Mas não só; é também a nossa constante preocupação em todo este processo envolvido em tentar minimizar o impacto no meio ambiente e a nossa pegada de carbono em todas as etapas de produção, transporte e armazenamento.

Por esta razão na Uma Cantik todos os produtos devem respeitar os seguintes critérios:

  • Serem bonitos;
  • Serem feitos com alegria, felicidade e bem-estar, porque isso traduz-se em quem o vai comprar;
  • Ser feito com nenhum ou, pelo menos, com o mínimo impacto no meio ambiente.

Por isso, sim, ostentamos com orgulho a origem ética presente em todos os produtos da nossa coleção. Como é que o conseguimos? Todos os itens são feitos à mão por artesãos Indonésios e Timorenses. Esta é a nossa forma de ajudar pequenas empresas familiares, que geralmente trabalham a partir das suas casas e que sustentam toda a família com o fabrico manual de artigos tão especiais.

Como tal, na procura incessante pelas matérias-primas mais bonitas e naturais, procuramos sempre falar diretamente com os fabricantes dos produtos: recusamos intermediários, porque só assim temos a garantia de quem está do nosso lado e de que ajudamos verdadeiramente quem precisa; garantindo que todos os rendimentos da venda dos produtos artesanais serão diretamente entregues às famílias que os produzem.

Como é encarada a sustentabilidade na Uma Cantik?

De uma forma muito simples: a maioria dos produtos da nossa coleção são feitos com materiais naturais, como por exemplo, o rattan, o bambu ou ervas marinhas. Além da ausência de impacto na natureza com a sua recolha, estes produtos são conhecidos pela sua resistência e versatilidade, bem como pela capacidade natural de reposição. É certo que alguns produtos contêm sintéticos, porém são provenientes de materiais reciclados.

Além disso, todos os itens feitos de madeira ou com conchas são certificados pelo governo da Indonésia, e com a garantia de que são provenientes de fontes sustentáveis.

Assim sendo, a sustentabilidade na Uma Cantik pode começar com a produção dos produtos, mas não acaba aí. Tentamos reutilizar tanto quanto possível os materiais de embalagem e acondicionamento que recebemos. Falamos de caixas de cartão, papel de embrulho, plástico bolha: garantimos uma segunda ou terceira vida a todos esses materiais – enquanto puderem ser usados para embalar os nossos produtos de forma segura, iremos continuar a fazê-lo.

E quando precisamos de usar novos materiais, usamos apenas papel vegetal ou papel reciclado para embalar produtos.

Existe outro dado importante: o nosso showroom e armazém recebe muita luz natural, o que permite reduzir o nosso consumo energético, mas bem sabemos que esse fator não dura 24 horas por dia. Como tal, usamos lâmpadas LED de baixo consumo energético, que podem ser mais dispendiosas no momento da aquisição, mas têm uma durabilidade bem maior.

 

Image collage for the Uma Cantik sustainability page with a recycling sticker, an artisan with a handmade rattan lampshade, coconut shells and green leafs

 

A importância da sustentabilidade para garantir o futuro no Planeta

Desde a década de 50, do século XX, que a população mundial tem crescido de forma quase descontrolada e em números sem precedentes: desde essa altura que a população cresceu de 3 para 7 mil milhões de habitantes, prevendo-se que atinja os 10 biliões até 2050. Números assustadores, verdade?

Este crescimento populacional, especialmente nos países em desenvolvimento, levou a um aumento do consumo de diferentes fontes de energia, alimentos e matérias-primas. O nosso estilo de vida atual também não ajuda, porque o descartável tem demasiado peso nas nossas ações e comportamentos.

Chegamos a um ponto de esgotamento dos recursos naturais, ultrapassando os limites da capacidade finita do planeta Terra. Já vamos tarde, para tentar reverter esta situação e as empresas devem assumir um papel exemplar neste campo.

A adoção de práticas sustentáveis no mundo empresarial deve sofrer um processo grande de transformação não apenas nos processos de produção, mas em todas as ações quotidianas, porque será algo que se irá refletir na sua massa laboral.

As práticas sustentáveis, como reciclagem, a adoção de medidas de economia e eficiência energética, o reaproveitamento de matérias-primas e outros materiais são apenas alguns exemplos simples e fáceis de implementar. Estas práticas vão distinguir as empresas no mercado e colocá-las num patamar de posicionamento positivo.

Os três pilares da sustentabilidade

O conceito dos três pilares da sustentabilidade, também conhecido como Triple Bottom Line, foi criado por John Elkington, na década de 1990, no livro “Sustentabilidade – Canibais com garfo e faca.” E são o ponto básico para qualquer pessoa começar a pensar mais no planeta, em prol do nosso futuro.

1. Ambiental / Ecológico

Relaciona-se com as condições de produção e consumo, de modo a certificarmo-nos de que o meio ambiente tem condições de se autorregenerar.

De igual modo, é necessário minimizar tais resultados e, quando impossível, tentar criar processos de compensação ambiental.

2. Económico

Neste campo deve-se ter em conta a questão da eficiência, ou mais propriamente dita, da ecoeficiência. Na prática, procurar formas de redução do consumo de recursos naturais, especialmente de fontes fósseis de energia, bem como daqueles que se encontram mal distribuídos.

3. Social

Neste prisma, a sustentabilidade deve contemplar as devidas condições para que todas as pessoas tenham os recursos necessários para uma vida saudável e de boa qualidade, o que implica a redução ou erradicação da pobreza.

Na Uma Cantik damos o máximo por fazer a nossa parte. Estamos dedicados a eventualmente um dia nos tornarmos cem por cento neutros em carbono e produzir zero resíduos. Juntos nós conseguimos. Junte-se a nós! 

Descubra a nossa coleção

ver mais ver mais
Published