Press
Find out what the Press says about us...
Em Família TVI, 29 July 2023:
Interview in the national Portuguese broadcast on the program 'Em Família TVI'
Marta Vieira veio partilhar a sua história e dicas de decoração para uma casa bonita! 💐
New in Town (NiT), 30 November 2022:
'Uma Cantik: a marca nacional com decoração de Bali e Timor abriu uma nova loja'
O espaço chegou a Campo de Ourique no dia 18 de novembro, com mais uma coleção de peças feitas à mão. A Uma Cantik tornou-se uma referência no setor da decoração em Portugal. As peças, feitas à mão por artesãos Bali, já somam mais de 40 mil seguidores no Instagram e um número de clientes que sente a necessidade de apreciar a minúcia dos artigos.
Revista Evasões, 13 April 2022:
'A nova coleção de artesanato da Uma Cantik é um salto a Timor e à Indonésia'
Estátuas em madeira, candelabros, bases para velas, espelhos em rattan, flores secas e pequenos móveis são as estrelas da nova coleção da Uma Cantik, uma das mais recentes lojas do bairro de Campo de Ourique... há candeeiros, abajures de rattan (uma fibra natural equivalente ao vime), cestos e allang allang produzidos por artesãos indonésios; peças feitas com conchas; estatuetas em pedra e madeira Timorenses; capas de almofadas; taças de cerâmica e madeira; e estantes, toalheiros, cadeiras, consolas e bancos. São objetos simples e belos, ainda que possam ter algumas imperfeições.
Revista Lux DECO, March/April 2022:
'Uma Cantik abre loja em Campo de Ourique'
Ali pode encontrar um "verdadeiro festim" de peças feitas à mão por artesãos e escolhidas a dedo, vindas maioritariamente de Bali, na Indonésia. Uma Cantik que significa "casa bonita" pretende trazer exatamente isso, diferentes artigos cheios de personalidade que tornam a sua casa ainda mais bonita.
Revista Saber Viver, February 2022:
'Projetos a conhecer'
Depois de ter nascido online, a Uma Cantik abre portas em Campo de Ourique, em Lisboa.
TimeOut Lisboa, 26 January 2022:
Depois de mais de dois anos a venderem exclusivamente online, a clientes finais mas também para lojas em toda a Europa, o negócio de Marta Vieira e Bram Vingerling ganhou uma porta aberta para a rua. Agora instalada em Campo de Ourique, a Uma Cantik é uma montra do artesanato vindo do outro lado do mundo, mas não só.
New in Town TV (NiTtv) / CNN Portugal, 16 January 2022:
'A Uma Cantik foi fundada em 2019 para vender peças produzidas à mão entre a Indonésia, Marrocos e Portugal'Quem lá entra não consegue deixar de reparar nos diferentes abajures em rotim pendurados no teto — estão entre os artigos mais populares da marca. Mas também há tábuas em madeira e cestos de diferentes tamanhos e feitios, além de variados artigos de decoração nas paredes.
Revista Evasões, 21 December 2021:
'Lojas de norte a sul (e online) para fazer compras para o Natal'
São objetos simples, rústicos e feitos de materiais naturais como a madeira, rattan e allang allang (folhas de palmeira e ervas tratadas), como candeeiros, abat jours, decorações de parede, acessórios de mesa, aparadores e cadeiras, almofadas, taças e pequenas estatuetas.
Revista Evasões, 12 December 2021:
'Lisboa: três lojas com objetos para alegrar a casa nesta época natalícia'
Uma significa “casa” em tétum (a língua timorense), e cantik significa “bonita” em bahasa (a língua indonésia). Mas, mais do que esta junção de línguas, a Uma Cantik nasceu de um somatório de viagens e experiências vividas por Marta Vieira e Bram Vingerling em países como Timor, Indonésia e México, pelos quais passaram por questões de trabalho e, mais tarde, como casal. Após procurarem cooperativas e fornecedores locais durante os meses em que estiveram em Bali, “de mota e mochila às costas”, decidiram criar a marca para trazer o estilo de vida “quente e descontraído” daqueles países, através da decoração de interiores.
Revista Urbana, 10 December 2021:
Uma Cantik: An exciting getaway
New in Town (NiT), 17 November 2021:
'De Bali para Lisboa, esta nova loja de decoração tem peças artesanais lindíssimas'
Entre os dois pisos, estão instalados móveis e cadeiras em tons naturais, cerâmicas variadas, estatuetas em pedra, acessórios de mesa e vasos em terracota, entre outros. A grande maioria das propostas à venda na Uma Cantik é confecionada artesanalmente por cooperativas familiares e produtores locais, recorrendo a materiais naturais e sustentáveis.
Online Magazine 'We Love Campo de Ourique', November 2021:
'Uma Cantik, a "casa bonita" do bairro que nos faz viajar até Bali'
Pode encontrar também na loja o canto das flores secas. Desde ramos já feitos a flores secas avulso é impossível resistir às flores e à cor que trazem a qualquer casa. Diferentes tipos de flores secas que são o complemente perfeito para qualquer cantinho.
Revista LUX DECO, Summer 2020:
Shopping & Trends page 11, 15, 40, 66 & 109
Featured items: Labarik Timor Wooden Statue | Cowrie Sunrise Shell Decor on Stand - S | Sumba Chair Natural | Noku Lampshade Natural | Suluban Rattan Lampshade | Kediri Cushion Cover
Revista URBANA, 6 March 2020:
Especial Lojas de Decoração
Revista HAPPY WOMAN, March 2020, page 14:
Minimalism Decor
Uma verdadeira viagem a Bali e Timor. Assim é a Uma Cantik, uma loja de decoração minimalista onde as peças são escolhidas a dedo… e com amor. O nome faz jus ao conceito, uma vez que “Uma” significa casa em tétum (idioma timorense) e “Cantik” significa bonita, em Bahasa indonésio. Mas é a colecção de peças feitas à mão, através de materiais naturais, que nos conquista com amor à primeira vista.
Revista CRISTINA #10, January 2020:
Uma Cantik é o nome da loja de decoração escolhida por Margarida. "Uma ótima iniciativa de um jovem casal que adora viajar", explica. "Como amante de ambientes do estilo balinês, não podia deixar de recomendar esta loja, com peças vindas da Indonésia e Timor". O espaço com dois pisos fica em Carnaxide, mas a marca tem loja online em www.umacantik.com.
Rumos - RTP África, 27 November 2019:
Interview national broadcast on the program "Rumos - RTP África"
New in Town (NiT), 30 October 2019:
Uma Cantik: a nova loja de decoração que tem peças lindas feitas em Bali e Timor
Marta Vieira e Bram Vingerling são os nomes do casal maravilha que inaugurou na Grande Lisboa uma enorme loja com dois pisos e várias peças de decoração vindas de Bali, na Indonésia, e Timor. Desde setembro deste ano, a Uma Cantik abriu as portas ao público com cestas, espelhos, mesas, cadeiras e estátuas escolhidas a dedo pelos dois nas viagens que fizeram aos destinos que marcaram as suas vidas.
New in Oeiras, 30 October 2019:
Uma Cantik: a nova loja de decoração que tem peças lindas feitas em Bali e Timor
É tudo feito à mão, nada industrial”, conta-nos Marta. Todas as peças que escolheram em Bali foram feitas artesanalmente, com materiais naturais.
Revista Notícias #1429, 13 October 2019:
Das mãos de nativos para o Mundo
Pedaços de madeira, algas marinhas, folhas de bananeira, plantas de aguapé e pedra dão origem a cestos, cadeiras e abajures. Matérias-primas aparentemente menos nobres, mas que são a base de trabalho e de sustento dos artesãos e que, na verdade, surpreendem quando o produto final é apresentado.
Nesse sentido, das nossas peças de decoração de parede às estátuas de pedra, aos itens de cozinha, a alegria trazida por cada produto da coleção Uma Cantik é o resultado da felicidade com que foi feito. Mas não só; é também a nossa constante preocupação em todo este processo envolvido em tentar minimizar o impacto no meio ambiente e a nossa pegada de carbono em todas as etapas de produção, transporte e armazenamento.
Natural and sustainable materials
De uma forma muito simples: a maioria dos produtos da nossa coleção são feitos com materiais naturais, como por exemplo, o rattan, o bambu, a madeira teca ou ervas marinhas.
Além da ausência de impacto na natureza com a sua recolha, estes produtos são conhecidos pela sua resistência e versatilidade, bem como pela capacidade natural de reposição. É certo que alguns produtos contêm sintéticos, porém são provenientes de materiais reciclados.
Além disso, todos os itens feitos de madeira ou com conchas são certificados pelo governo da Indonésia, e com a garantia de que são provenientes de fontes sustentáveis.